6 Dicas para cabelos crespos e cacheados

21:16:00

Olá estilosas, tudo bem?

Hoje quero compartilhar dicas de cuidados para cabelos crespos que venho usando há algum tempo e que estão funcionando pra mim, muita gente tem dúvidas e me pergunta o que faço, me pedem dicas e já faz tempo que estou devendo esse post rs! Apesar de usá-lo natural há uns 5 anos ou mais tenho descoberto recentemente o que realmente tem funcionado pra ele que é um 4B/4C. Essas dicas e produtos funcionam comigo, o ideal é você ir testando até que realmente encontre produtos e cuidados que deixem seu cabelo como gosta.

Cabelos crespos e cacheados necessitam de produtos específicos, os fios precisam ser sempre hidratados pois a oleosidade não chega até as pontas devido a curvatura que possuem e como resultado os fios ficam ressecados. A seguir vou falar tudo o que tenho feito para ter cabelos bonitos e  hidratados, mesmo com descoloração.


1- Descubra o seu tipo de fio

Geralmente os cabelos mais crespos como os meus tem um aspecto de ressecados na maior parte do tempo e raramente tem cachos definidos, necessitam de cremes mais pesados e hidratação mais profunda, cremes leves e ativadores de cachos líquidos são ótimos para cabelos cacheados e ondulados pois não pesam.



2- Invista em produtos "liberados"

Os produtos para cabelos normalmente tem sulfato, parabenos e petrolatos, que são substâncias químicas que tem como objetivo:

Sulfato: limpar profundamente, como se fosse um detergente e acaba ressecando ainda mais os cabelos pois tira a oleosidade natural do couro cabeludo;
Parabenos: conservar os produtos por mais tempo, é uma substância química muito agressiva para os cabelos mais sensíveis;
Petrolatos: óleo mineral que não tem valor nutritivo para os cabelos, apenas dão a impressão de que os cabelos estão hidratados mas não estão.

Hoje no mercado existem diversas marcas que produzem produtos liberados, aquela sensação de cabelo duro e ressecado após lavar com o shampoo praticamente não existe, fazendo com que a hidratação seja potencializada.
As marcas que já testei e aprovei são:

Deva Curl: minha preferida, porém tem o custo mais alto mas vale suuuper a pena, os cachos ficam definidos e extremamente hidratados;
Novex: estou curtindo muito a linha Cachos de Cinema, principalmente a manteiga;
Salon Line: a maionese é ótima para o meu cabelo, deixa bem hidratado;
Soft Hair: o shampoo detox é muito bom, limpa bem sem ressecar;
Yenzah: a água termal é maravilhosa para o day after (dia após lavar os cabelos), coloca os fios no lugar;
Ouais: o leave-in para cabelos crespos é incrível e meu cabelo fica bem definido, uso para fazer twist;
Ykas: gosto do Anabolizante, é ótimo para hidratação.



3- Não tenha medo de óleos

Pensa em um cabelo que ama óleos, é o meu! Quanto mais eu passo, mais hidratado e com brilho ele fica, a umectação noturna é uma boa pedida pra quem não tem tanto tempo para hidratar os cabelos, basta dar um banho de óleo literalmente e lavar no dia seguinte, o resultado é muito bom!
Eu gosto bastante de usar óleo de coco para a umectação e no dia a dia o meu queridinho é o óleo de Marula da Allumé Cosméticos que infelizmente não vende em perfumarias e é específico para salões, esse óleo é um produto relativamente novo no mercado e não tem muitas opções.
"Exótico óleo extraído de sementes africanas, possui propriedades exclusivas, superior ao Argan e a qualquer óleo existente no mercado.
Rico em anti-oxidante, ácido oléico, que possui alto poder hidratante, e com proteção térmica, pode ser usado antes e depois da escova. " (descrição no site da Allumé Cosméticos)



4- Use fronhas de cetim ou seda

A fronha de cetim é uma aliada muito poderosa para os nossos cabelos. Sabe quando a gente dorme com o cabelo lindo e tem um trabalhão para arrumar no dia seguinte? Recomendo que use a fronha de cetim que oferece baixo atrito com os fios e os mantém mais hidratados, o mesmo vale para a pele! Estou usando há alguns meses e posso afirmar que realmente funciona, aqui em São José dos Campos tem a @tosemfrizz que vende a touca e a fronha.



5- Cabelos descoloridos, cuidados redobrados!


Para quem tem o cabelo crespo e com coloração, principalmente os descoloridos devem ter cuidados redobrados. Quando descolori na última vez usei o Olaplex que é um reconstrutor que ajuda muuuuito a não danificar os cabelos, a não deixar ficar elástico ou quebrar. É um produto disponível apenas para salões e usado por muitas celebridades, se puder investir em um salão que tenha eu super recomendo! Além disso devemos hidratar ainda mais nossos fios.



6- Faça um cronograma capilar

O cronograma é um excelente guia pra nós, ás vezes ficamos perdidas sem saber se devemos hidratar, nutrir ou reconstruir os cabelos. Para facilitar um pouco: na nutrição pode ser feita a umectação e na reconstrução podem ser usadas máscaras com queratina.
Na próxima semana inicio meu cronograma e conto pra vocês como foi a experiência!




Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem muito, depois me falem dos resultados!


Bjs






Você também pode gostar de...

0 comentários